segunda-feira, 5 de outubro de 2015

CATEQUESE | O Chamado à Santidade

Pelo batismo, somos todos chamados a viver uma vida de santidade. Mas o que significa esse chamado à santidade?

Recorrendo ao dicionário da Língua Portuguesa vemos o seguinte: 

Cha.ma.do (particípio de chamar) - Que ou quem recebeu convite ou chamamento.


San.ti.da.de (substantivo feminino) - Qualidade ou estado daquele o daquilo que é santo.

San.to (adjetivo) - tornado sagrado ou inviolável.

Ok, mas o que isso significa de concreto na vida do ser humano?
Significa, de forma bem simplista, que por Vontade divina e total imerecimento nosso, nos é dada a possibilidade de viver nesse estado de espírito que é chamado de santidade. Ou seja, nos é dado a possibilidade de sermos perfeitos e participar daquilo que é mais sagrado, que é o próprio Deus.

Mas eu sou pecador, posso ser santo?
Todo fiel cristão é convidado a viver a santidade, ou seja a perfeição da caridade e da vida cristã. Como diz o próprio Jesus: "Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito". Mt 5, 48.

O que eu devo fazer?
A essa mesma pergunta, Jesus respondeu a um moço rico: "guarda os mandamentos". Ao ser perguntado sobre quais mandamentos, Jesus acrescentou: "não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e amarás teu próximo como a ti mesmo". O moço replicou dizendo que já fazia tudo isso e insistiu perguntando o que ainda lhe faltava para ter a vida eterna. Jesus disse: "se queres ser perfeito, vai, vende o que possuis e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me". O moço, após ouvir tais palavras, saiu triste, pois era possuidor de muitos bens. (Cf. Mt 19,18-22).

E é assim que escolhemos uma vida de santidade, assim escolhemos a Deus, assim escolhemos a vida eterna: dando tudo o que somos e dedicando toda a nossa vida a Deus. Não apenas o tempo que nos sobra ou um tempo predeterminado, mas todo o tempo. A vida de santidade é manifestada na constante oração, manifestada através de gestos, ações, palavras e comportamentos. Se cremos e professamos a fé em Cristo, nada além de Deus deve ser adorado.

Será fácil?
Devido a tendência que todo ser humano tem para o pecado e devido às fraquezas da carne, viver em santidade é um desafio e um progresso cotidiano que exige constante renúncia e combate espiritual. Não se pode esmorecer e desistir, mesmo diante das quedas.

Vale a pena o sacrifício?
A busca desenfreada pelo prazer acima de tudo relegou ao sacrifício uma triste e mentirosa face, fazendo parecer que o desafio e a dor devem ser evitados a todo e qualquer preço, fazendo parecer que os ganhos do mundo material valem muito mais do que a intimidade com Deus. Ainda no capítulo 5 do Evangelho de São Mateus, Jesus deixa bem claro no Sermão da Montanha:
"Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus". Mt 5,3.

Comentário final
A busca pela santidade é dever e compromisso de todo fiel batizado, não importando estado ou ordem. Não se pode pensar que a incessante busca pertence ao irmão ou ao próximo, todos nós somos individualmente chamados e predestinados a essa perfeita comunhão com Deus e a santidade nada mais é do que aqui na terra escolher Deus como esperança final e já na outra vida ser contemplado com a vida eterna.



Fontes:
Bíblia de Jerusalém
Catecismo da Igreja Católica
Priberam Dicionário


Essa postagem foi uma pincelada sobre o tema "Chamado à Santidade", aos poucos, caso a Providência me permita, postarei novos assuntos, que visam instruir o fiel católico acerca de sua Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário